Nova edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher homenageará pesquisadoras brasileiras

Publicado em 13 de setembro de 2023 às 10h14min

Tag(s): Mulheres Pesquisa Premiação SBPC



A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou nessa segunda-feira, 11 de setembro, a chamada da quinta edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”. Neste ano, a premiação será para as “Mulheres Cientistas”, categoria dedicada às pesquisadoras brasileiras destacadas de instituições nacionais que tenham prestado relevantes contribuições à ciência, gestão científica e em ações em prol da ciência e tecnologia nacionais. Ao todo serão três vencedoras, em cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.

As indicações para a categoria “Mulheres Cientistas” podem ser feitas pelas Sociedades Científicas Afiliadas à SBPC até o dia 31 de outubro. As inscrições deverão ser devidamente justificadas, com informações como mini-biografia atualizada da candidata (até 500 caracteres, com espaço); currículo atualizado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br); e carta de recomendação fundamentada em evidências que justifiquem o prêmio (até 2.000 caracteres, com espaço).

As indicações, com a devida documentação, deverão ser feitas até o dia 31 de outubro, exclusivamente através do formulário online, neste link: https://forms.gle/BE4xrzr3iAUZjTHS9. O anúncio das premiadas será feito no dia 19 de janeiro de 2024.

A cerimônia de outorga do prêmio às cientistas contempladas nesta quinta edição será realizada no dia 06 de fevereiro de 2024, durante o evento de celebração do centenário de Carolina Bori, organizado pela SBPC.

Homenagem às cientistas brasileiras

Criado em 2019, o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori. A SBPC – que já teve três mulheres presidentes e hoje a maioria da diretoria é feminina – criou essa premiação por acreditar que homenagear as cientistas brasileiras e incentivar as meninas a se interessarem por este universo é uma ação marcante de sua trajetória histórica, na qual tantas mulheres foram protagonistas do trabalho e de anos de lutas e sucesso na maior sociedade científica do País e da América do Sul.

A cerimônia de premiação ocorre anualmente, alternando duas categorias – “Mulheres Cientistas” e “Meninas na Ciência” -, durante o Simpósio Mulheres e Meninas na Ciência, a ser realizado em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Unesco.

Na primeira edição, 25 Sociedades Científicas afiliadas à SBPC indicaram 29 cientistas brasileiras. A escolhida para receber o prêmio na categoria “Mulheres Cientistas” foi Helena Bonciani Nader, professora-titular da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp). E Alice Rangel de Paiva Abreu, professora emérita da UFRJ, recebeu a “Menção Honrosa”.

segunda edição, em 2020, foi dedicada às “Meninas na Ciência”, cujas pesquisas de iniciação científica demonstraram criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição com a ciência no futuro.  A SBPC recebeu indicação de 286 candidatas, oriundas de 18 estados e 70 municípios de todas as regiões do País. Juliana Davoglio Estradioto, formada no curso técnico em Administração do Instituto Federal do Rio Grande (IFRS), foi a vencedora no nível de Ensino Médio. Ela desenvolveu uma membrana biodegradável a partir da casca de noz macadâmia, aproveitamento de resíduos para biossíntese de celulose bacteriana. Já na Graduação, a escolhida foi Raquel Soares Bandeira, graduanda de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pelo trabalho sobre “Eficácia terapêutica de uma naftoquinona contra a leishmaniose”.

3º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” recebeu indicações de 35 Sociedades Afiliadas à SBPC. As vencedoras foram Nilma Lino Gomes, professora titular emérita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na área de Humanidades; Gulnar Azevedo e Silva, professora titular do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na área de Biológicas e Saúde; e Beatriz Leonor Silveira Barbuy, professora titular do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), na área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.

Na 4ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, a entidade recebeu indicações de 446 candidatas de 223 instituições de todas as regiões do País. Foram 126 indicadas para a categoria Ensino Médio e 320 para a Graduação, categoria subdivida entre três grandes áreas do conhecimento: Biológicas e Saúde (126), Engenharias, Exatas e Ciências da Terra (103) e Humanidades (91).

Na área de Humanidades as escolhidas foram Alessandra Stefanello, graduanda de Letras na Universidade Federal de Santa Maria pelo trabalho “Um outro olhar para a língua: a posse da terra e o direito à propriedade”; e Denise Barrozo de Paula, graduada de Psicologia na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Paulo, pelo projeto “Representações, sentidos e valores da menina negra na literatura infanto-juvenil: um estudo a partir do livro a cor da ternura de Geni Guimarães”.

Anita de Souza Silva, graduada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o projeto “Diagnóstico da Leishmaniose Visceral em cães e percepção dos tutores de cães e gatos sobre a doença”, e Ariane Leite do Nascimento, graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com o trabalho “Botânica sempre viva”, foram as vencedoras na área de Biológicas e Saúde.

Na área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra as vencedoras foram Amanda Guimarães Melo, graduanda em Matemática na Universidade Federal do Sergipe (UFS), pelo trabalho “Equação de Logística Fracionária”, e Sara Lüneburger, formada em Química pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), pelo projeto “Biodiesel production from Hevea Brasiliensis seed oil”.

 

Fonte: SBPC

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]