Hospital universitário de Santa Cruz inaugura primeiro Centro de Parto Normal do RN

Publicado em 19 de setembro de 2023 às 16h13min

Tag(s): Hospitais Universitários Saúde UFRN



 

O Hospital Universitário Ana Bezerra, da UFRN em Santa Cruz, inaugura nesta quinta-feira (21) dois espaços de atenção à saúde materno-infantil que compõem a Rede Cegonha. Um deles é o Centro de Parto Normal (CPN), primeiro equipamento do tipo no Estado, e a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP). 

Os serviços estão credenciados e habilitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com as inaugurações, o número de atendimentos passará de 2.400 partos/ano para 2.880 partos/ano, no mínimo. Com esse possível aumento de 480 partos anuais, o hospital universitário deve contribuir para a redução da Mortalidade Materna e Infantil.

Outras unidades hospitalares no RN fazem parto normal, mas não com um espaço específico para isso, como no caso do equipamento a ser inaugurado em Santa Cruz. Segundo Flávia Santos, gerente de atenção à saúde do hospital universitário, o centro traz algumas diferenças. 

“O CPN adota o modelo de cuidado que valoriza a fisiologia do trabalho de parto, parto e nascimento, por meio de boas práticas baseadas em evidências e implementação das políticas públicas em saúde”, define.

No Hospital Universitário Ana Bezerra, este cenário é composto por três ambientes confortáveis no modelo de suítes privativas PPP (pré parto, parto e puerpério), sendo uma delas com banheira de hidromassagem, permanecendo a mulher e seu acompanhante juntos em todas as fases clínicas, da admissão até a alta hospitalar. 

“Conta ainda com equipe multiprofissional e atuação do enfermeiro obstetra, elevando sua autonomia no processo parturitivo com vistas à integralidade e humanização do cuidado”, afirma Santos.

O Huab é um hospital estratégico para o SUS, por oferecer assistência materno-infantil para mais de 20 cidades do interior do Rio Grande do Norte, bem como, ser cenário de prática para a formação de estudantes de graduação dos cursos da área de saúde da UFRN e unidade executora de programas de residência médica e multiprofissional em saúde. 

Além disso, recentemente foi incorporada à infraestrutura do hospital a nova área de Acolhimento e Classificação de Risco para suporte ao atendimento das urgências obstétricas. 

“Tais estratégias de gestão subsidiam os objetivos institucionais de qualificar a atenção e a formação em saúde no âmbito da saúde materno-infantil e consolidar o HUAB na Rede de Atenção à Saúde”, destaca a superintendente do Huab, Maria Cláudia Medeiros Dantas de Rubim Costa.

Parto normal x cesárea

O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de cesáreas. Só de janeiro a outubro do ano passado, o registro de cesarianas cresceu 57%, segundo o Ministério da Saúde.

Para a gerente de atenção à saúde do Hospital Universitário Ana Bezerra, Flávia Santos, o parto natural traz mais segurança à vida da mulher e do bebê.

“Segundo a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde, um parto em CPN tem menos intervenções, é mais natural, e prioriza a garantia  dos direitos fundamentais de mulheres e crianças ao acesso a tecnologias apropriadas de atenção ao parto e nascimento, com adoção de práticas baseadas em evidências, incluindo-se a privacidade, a liberdade de movimentação e de posições durante o trabalho de parto e parto, o direito a acompanhante de livre escolha e a preservação da sua integridade corporal e psíquica”, explica ela.

“Este modelo favorece a melhoria dos resultados maternos e neonatais por reduzir intervenções desnecessárias e promover o protagonismo da mulher e maior satisfação  com o cuidado ofertado”, completa.

Sobre a Rede Ebserh

Desde 2013, o Hospital Universitário Ana Bezerra é integrante da rede de hospitais universitários públicos federais administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Fonte: Saiba Mais 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]