Entidades divulgam nota de repúdio contra novas diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial em nível superior de professionais do magistério

Publicado em 08 de dezembro de 2023 às 16h27min

Tag(s): Magistério Superior Nota Proifes-Federação

A Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope), o Fórum Nacional de Diretores de Faculdades, Centros, Departamentos de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras (FORUMDIR) e o Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Pibid e RP (FORPIBID-RP) divulgaram nesta sexta-feira (08/12), nota de repúdio conjunta contra a proposta de minuta para diretrizes curriculares nacionais para formação inicial em nível superior de profissionais do magistério superior.

O documento critica, entre outras questões, a falta de diálogo na construção da minuta e a substituição da participação de órgãos e entidades representativos da formação de profissionais da educação por meio de consulta pública como estratégia de legitimação. As três entidades, citam, ainda “equívocos decorrentes da tentativa de acomodar o inconciliável no que diz respeito aos princípios e concepções no campo da formação de professores”.

Confira a íntegra da nota de repúdio: