Diretor do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte, é eleito presidente do PROIFES-Federação

Publicado em 14 de dezembro de 2023 às 13h04min

Tag(s): Eleição PROIFES



O diretor do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte, foi eleito presidente do PROIFES-Federação para o triênio 2024-2027. A votação foi realizada na manhã desta quinta-feira (14), em reunião do Conselho Deliberativo (CD) da entidade, que é formado por membros indicados pelos sindicatos federados. O professor Flávio Silva, do Adufg-Sindicato, compõe a chapa vitoriosa como vice-presidente.

Foto: cedida PROIFES-Federação

Também concorreram à nova diretoria os professores Raquel Nery, do Apub-Sindicato, e Ênio Pontes, do Sind-Proifes, como presidenta e vice-presidente respectivamente. Durante a reunião, o candidato e a candidata à Presidência apresentaram as propostas de suas chapas aos integrantes do Conselho Deliberativo.

Após a votação, o presidente eleito falou sobre as expectativas para os próximos anos à frente do PROIFES. “Nossos principais desafios passam por questões importantes, como a defesa da democracia, e também por pautas específicas, como carreira e campanha salarial. Também vamos trabalhar diariamente pela expansão do PROIFES e torná-lo mais presente e ágil nas suas atribuições”, afirmou Wellington.

Flávio Silva, por sua vez, ressaltou que a nova diretoria deve trabalhar pela expansão do PROIFES-Federação. “Queremos fazer com que a entidade tenha ainda mais protagonismo nas discussões nacionais. A mobilização da categoria é fundamental para que isso ocorra”, ressaltou o novo vice-presidente.

Conheça Wellington Duarte

Francisco Wellington Duarte é professor do Departamento de Economia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É graduado em Ciências Econômicas, especialista em Economia Regional e Desenvolvimento Econômico, mestre e doutor em Ciências Sociais pela UFRN.  

Filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), a trajetória de Wellington no Movimento Docente iniciou em 2008, quando passou a integrar o quadro de diretores do ADURN-Sindicato na pasta de Política Sindical. Mais tarde, em 2012, Duarte passou a ser vice-presidente da entidade e já no mandato seguinte, em 2015, assumiu a presidência do ADURN, onde se manteve até 2021. Atualmente é o primeiro tesoureiro do sindicato.

Durante a sua gestão no ADURN-Sindicato, Wellington Duarte projetou a entidade regionalmente através dos projetos que executou. O mais famoso deles, Na Trilha da Democracia, recebeu em 2019, na Câmara dos Vereadores, a Comenda Emmanuel Bezerra, por seu destaque na luta pela defesa da democracia e direito dos estudantes e da juventude do município de Natal/RN.

Na foto, Wellington Duarte recebe a Comenda Emmanuel Bezerra das mãos dos vereadores Divaneide Basílio (PT) e Fernando Lucena (PT), em 2019

Em 2022, pela sua atuação como dirigente sindical, Duarte também recebeu a Comenda Mery Medeiros para Defensores e Defensoras de Direitos Humanos, concedida pela Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (SEMJIDH). 

Seu histórico em defesa do PROIFES-Federação se origina no processo de transição do ADURN de sessão sindical para sindicato, momento em que participou ativamente das articulações para filiação da entidade à Federação. Um ano após a filiação do ADURN-Sindicato, em 2012, Wellington já assumiu a diretoria de comunicação do PROIFES, onde ficou até 2014. 

Desde a década passada tem sido um membro assíduo do Conselho Deliberativo do PROIFES e, em 2021, assumiu a vice-presidência da Federação, posição que ocupa atualmente. Esta não será a primeira vez que Duarte assumirá a posição de presidente do PROIFES-Federação. Em julho de 2022, o dirigente assumiu a presidência da entidade provisoriamente, após o presidente, Nilton Brandão, se afastar do cargo por questões pessoais.

*Com informações do PROIFES-Federação e do ADUFG-Sindicato

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]