IEN e Coespe oferecem colônia de férias para idosos

Publicado em 15 de dezembro de 2023 às 09h54min

Tag(s): Aposentados Saúde UFRN



Melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa. Esse é o objetivo do Instituto Envelhecer (IEN) da UFRN. Há quatro anos, o Instituto realiza ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a terceira idade. O IEN articula departamentos, professores, técnicos e alunos da UFRN que trabalham com a temática do envelhecimento, impulsionando pesquisas e ações. 

Segundo a diretora do Instituto Envelhecer, Tamires Mendes, valorizar a vida e o envelhecimento é o objetivo da equipe do IEN. “Nossa missão é valorizar o processo do envelhecer, de forma digna, ativa e saudável”, afirma Mendes. Além das parcerias entre departamentos da UFRN, o Instituto atua junto às secretarias estaduais e municipais de saúde e assistência social. 

Para fomentar um envelhecimento mais saudável, o IEN e o Complexo de Esporte e Eventos da UFRN (Coespe) realizam, nos dias 18, 20 e 22 de dezembro, a Colônia de Férias para Idosos. A atividade acontece durante a manhã, das 8h às 11h30, e é aberta ao público interno e externo à UFRN. Nesses três dias, serão realizadas atividades esportivas e dinâmicas, entre elas: oficina de jogos recreativos, dança de salão, oficinas de capoeira, de relaxamento, de alongamento e yoga. 

“Entendemos que este evento irá proporcionar um olhar mais abrangente sobre a pessoa idosa e suas possibilidades, considerando as vivências que esta ação promove. Acreditamos que se fortalece também o papel social da UFRN, não somente com os servidores que aqui estão, como também com o público externo nesta fase da vida”, explica Maria Aparecida Dias, vice-coordenadora do Departamento de Educação Física, que participa da ação. 

“São muitos os benefícios da prática de esportes e atividades dinâmicas no processo de envelhecimento, entre eles o desenvolvimento da habilidade socioafetiva e da consciência e revitalização corporal”, pontua Dias. Além de práticas esportivas, a programação conta com jogos educativos sobre saúde. 

Os interessados devem se inscrever presencialmente na Secretaria do Coespe, localizada no Ginásio 1 da UFRN. O prazo para a inscrição foi prorrogado até a próxima segunda-feira, 18, e é necessário levar uma cópia do documento de identificação, uma foto 3×4 e 1kg de alimento não perecível. Também é preciso apresentar, até um dia antes do evento, atestado médico liberando a prática de atividade física.

 

Fonte: com informações da UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]