Projeto na Facisa atua com ações educativas sobre HIV e Aids

Publicado em 20 de fevereiro de 2024 às 14h43min

Tag(s): Extensão Facisa Projeto Saúde



Promover atividades educativas e conscientizadoras sobre HIV e Aids, por meio da extensão universitária. É a partir desse objetivo que atua a Liga Acadêmica de combate ao HIV/Aids (Lachiv). Vinculado à Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa/UFRN), o projeto, desde a sua fundação no ano de 2023, se empenha em desenvolver ações sobre a temática voltadas aos residentes de Santa Cruz e regiões próximas. 

Responsável por coordenar a Lachiv, o docente da Facisa, Rômulo Cavalcante, comenta que a iniciativa surgiu em meio à necessidade de retomar as discussões sobre o vírus do HIV. De acordo com o professor, apesar dos avanços no combate a essa infecção sexualmente transmissível desde o início da epidemia nos anos 1980, os dados apresentados nos últimos boletins epidemiológicos ainda são considerados preocupantes, o que despertou a atenção da equipe. 

Segundo Rômulo, quando é observado o cenário local, a realidade é ainda mais preocupante, visto que o Rio Grande do Norte, segundo dados do Ministério da Saúde, é “o quinto estado da Federação brasileira com maior taxa de infecção em gestantes e ocupa a quinta posição com maiores ocorrências de evolução para a Aids”. O docente ressalta, além disso, que, paralelo às essas estatísticas, a ausência em tratar desse assunto foi, também, um fator contribuinte para a criação da Lachiv. 

Além de funcionar como mola impulsora para a construção do saber dos estudantes e da comunidade, a Lachiv busca proporcionar momentos de ensino-aprendizagem, bem como vivência multiprofissional em diferentes contextos de atuação. Para Rômulo Cavalcante, o projeto contribui para o aprimoramento da formação profissional dos estudantes, a partir da capacidade de observar, planejar e intervir nos cenários de saúde, embasando-se em conhecimentos técnico-científicos. 

“Nós, enquanto participantes da uma liga acadêmica, acreditamos no poder da educação e em como ela é capaz de transformar a sociedade”, salienta o docente. Rômulo explica, também, que o projeto apresenta a missão de propagar informações de qualidade, produzidas no ambiente acadêmico, para a sociedade de Santa Cruz e a região do Trairi. Segundo ele, é esperado conseguir conscientizar a comunidade a fim de melhorar ou até reverter a situação epidemiológica no Rio Grande do Norte.

Para esse ano de 2024, a expectativa, de acordo com o professor, é promover ações educativas em escolas do município de Santa Cruz e região, além de realizar outros eventos em parceria com as secretarias municipais e estadual. “A Lachiv se empenha, ainda, em desenvolver projetos de pesquisa no contexto do HIV e Aids, e é algo em que pretendemos, também, focar ao longo de 2024”, salienta o coordenador do projeto. 

 

Fonte: 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]