Instituto do Envelhecer promove ação para idosos

Publicado em 15 de março de 2024 às 09h34min

Tag(s): Aposentados Educação Saúde UFRN



O Instituto do Envelhecer (IEN/UFRN) promove nesta sexta-feira, 15, às 9h, a reunião de apresentação do projeto Jogos educativos como ferramenta de educação para o autocuidado da pessoa idosa. A programação ocorre na sala de reuniões do Instituto. Às 15h acontece também a ação Se mexe!, com atividades na sede do grupo Cotinha Vila, em Potengi, e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Bela Vista, em Igapó. A atividade faz parte do projeto de extensão IEN Itinerante, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) unidade Salinas.

O projeto realizou, na quarta-feira, 13, uma roda de conversa sobre Sexualidade no Envelhecimento, no Centro de Convivência Marly Sarney, em Lagoa Nova, Natal/RN. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), com a participação de 66 idosos.

A temática foi abordada em uma conversa descontraída, ministrada pela fisioterapeuta Tatiana Camila Lima, mestra em Saúde da Mulher e doutoranda em Fisioterapia pela UFRN. A profissional utilizou dinâmicas para estimular a participação dos idosos e a reflexão acerca do conceito de sexualidade.

Também foram abordadas questões sobre a influência da sexualidade na vida da mulher; o ciclo da resposta sexual; as disfunções que podem ocorrer nessa fase da vida; e os principais desafios enfrentados pela pessoa idosa com relação à sexualidade. Ainda foi debatido sobre como a sociedade encara a sexualidade da pessoa idosa e os benefícios que uma vida sexual ativa pode proporcionar no processo de envelhecimento.

O momento foi oportuno para que os idosos presentes pudessem conhecer mais sobre o assunto e esclarecer dúvidas a respeito dos mitos e verdades da sexualidade no envelhecimento. O IEN Itinerante busca promover o envelhecimento ativo e saudável por meio do desenvolvimento de atividades educativas e lúdicas. As equipes levam informação e conhecimentos a grupos de idosos, incentivando o autocuidado e a socialização.

O Instituto do Envelhecer foi criado em dezembro de 2018 e instalado em 2019. Tem desenvolvido, desde então, ações e parcerias com órgãos da sociedade alinhados à temática do envelhecimento.

 

Fonte: UFRN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]