Professor promove aula de história nas ruas sobre os 60 anos do golpe

Publicado em 08 de abril de 2024 às 15h11min

Tag(s): Democracia DItadura Militar História Memória



Dialogar sobre a história da cidade de Natal e do seu patrimônio histórico e cultural. Foi com esse objetivo que o professor de História Luciano Capistrano passou a utilizar as ruas da capital potiguar como salas de aula. No próximo dia 13, a aula é sobre a ditadura civil militar brasileira, que neste mês de abril completa 60 anos de sua instauração.

Com o tema “Os espaços urbanos no contexto do golpe civil militar de 1964”, a aula de história ministrada pelo professor Capistrano é a primeira da edição deste ano, e acontece de forma gratuita neste sábado (13), às 8h, em Natal, com saída na Praça das Mães, que fica localizada entre as avenidas Câmara Cascudo e João Manoel, na subida do bairro da Ribeira para a Cidade Alta, na Zona Leste da capital.

Como as demais aulas que o professor promove nas ruas, a do próximo dia 13 também é aberta ao público, e quer discutir a memória como espaço de disputa. “A ideia é lembrar 1964, falar sobre esse momento trágico para a história do Brasil andando pelas ruas e falando sobre o patrimônio da cidade, fazendo uma relação dos espaços visitados com o que aconteceu em abril daquele ano”, explica Capistrano.

Um dos exemplos de local que será visitado é o próprio prédio da Prefeitura do Natal. “É um dos lugares que vamos visitar, fazendo uma referência deste prédio no contexto de 1964. Nesse período, a cidade era administrada pelo então prefeito Djalma Maranhão, que no dia 02 de abril daquele ano, desce as escadas da prefeitura, preso pelo exército brasileiro”, narra.

Luciano Capistrano, professor há mais de vinte anos, é conhecido por ser um historiador andarilho, ocupando as ruas, praças, becos e vielas da cidade para falar sobre História. Ele conta que essa ideia ganhou forma no ano de 2016, com o projeto “Das ruas às redes”, organizado por ele e com o objetivo de explorar a educação a respeito do patrimônio histórico e cultural de Natal.

O projeto leva esse nome pois o professor utiliza as redes sociais Facebook, Instagram e TikTok para promover a educação patrimonial e a história da cidade, a partir das aulas que ele promove nas ruas da capital. Os perfis usados com essa intenção são: o pessoal, @lucianocapistrano, o @natal.nostalgica e o Gestores do Centro Histórico de Natal, esse último funcionando apenas no Facebook.

As aulas são sempre temáticas e o professor Luciano Capistrano utiliza os perfis nas redes sociais para divulgá-las.

Confira o trecho a ser realizado no próximo dia 13

Saída: Praça das Mães Prefeitura;

Praça Sete de Setembro;

Praça André de Albuquerque;

Memorial Câmara Cascudo;

Edifício 21 de Março;

Praça Kennedy;

Avenida Rio Branco;

Sebo Vermelho.

Serviço

Tema: Aula "Os espaços urbanos no contexto do golpe civil militar de 1964"

Data: 13/04/2024

Horário: 8h

Saída: Praça das Mães

Fonte: Saiba Mais

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]