NOTA: Para recuperar o Brasil, é preciso valorizar as universidades federais

Publicado em 16 de abril de 2024 às 10h40min

Tag(s): APUB Nota Universidades Federais



Em um momento em que o Brasil busca caminhos para a recuperação econômica e social, depois dos anos de destruição do governo Bolsonaro, um dos ativos mais valiosos do país precisa de atenção: as universidades federais. Essas instituições são mais do que apenas locais de ensino; são berços de inovação, pesquisa e desenvolvimento.

As universidades federais desempenham um papel crucial na formação de profissionais altamente qualificados e socialmente comprometidos.

Além disso, as pesquisas realizadas nessas universidades muitas vezes lideram a vanguarda da ciência, trazendo soluções para problemas globais e locais. 

São essas instituições que, muitas vezes, respondem às crises de saúde pública, desenvolvem tecnologias sustentáveis e promovem a inclusão social através da educação.

Investir nas universidades federais é, portanto, investir no próprio país. É garantir que o Brasil continue a ter uma voz ativa no cenário global, seja em termos de inovação científica ou de justiça social. 

Neste momento, estamos em luta pela recomposição orçamentária das universidades, fundamental para o pleno funcionamento da instituição que precisa melhorar suas condições de funcionamento, com infraestrutura adequada, insumos para realização dos imprescindíveis projetos de pesquisa, ensino e extensão. Vamos juntos com a APUB, que desde 12/03 está em estado permanente de mobilização por melhores condições de trabalho nas universidades e institutos federais.

 

Fonte: APUB 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]