ADURN realizou encontro com docentes da EAJ

Publicado em 30 de maio de 2011 às 09h53min

Tag(s): DEBATE



Na última quinta-feira, 26 de maio, a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ADURN) realizou encontro com os professores da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ). Em pauta, a proposta de Carreira Docente, Campanha Salarial, questões jurídicas e a realização da Assembléia Geral, no próximo dia 2 de junho, para convalidar a decisão da categoria em transformar a ADURN em Sindicato.

João Bosco Araújo, presidente da ADURN


Ao abrir o debate no auditório da EJA, o presidente da ADURN, João Bosco Araújo, elencou as ações que a entidade vem desenvolvendo para aproximar cada vez mais os Associados e intensificar a política de interiorização, ressaltando o número de filiações alcançadas na atual gestão e a importância do ADURN-Sindicato.
“Consolidar o ADURN-Sindicato é olhar para o futuro, para um sindicato livre para decidir seus rumos, soberano para tratar de temas de interesse da categoria e independência para contribuir com a construção da Federação de professores das IFES”, ressaltou João Bosco Araújo.
Em seguida, a Diretoria fez a entrega de uma placa ao professor Rivaldo D’Oliveira, em reconhecimento a sua contribuição para fundação da EAJ. Uma homenagem que o professor considera merecida, afirmando “não existir um professor que ame mais esta Escola” que ele. Foram 35 anos de serviço docente e administrativo prestados à EAJ, instituição pioneira no ensino agrícola do Estado.

Diretoria da ADURN homenageia o professor Rivaldo D'Oliveira, um dos fundadores da EAJ


Carreira Docente e Campanha Salarial
O diretor de Política Sindical da ADURN, Wellington Duarte, apresentou a proposta de Carreira do PROIFES e ressaltou a importância da unidade no processo de negociação. Mas, para Wellington, além da Carreira “é necessário um olhar fixo sobre a remuneração dos professores, afinal o acordo, fielmente cumprido pelo governo anterior, venceu em 20101 e, até o momento, o novo governo não sinalizou como procederá para este ano”.

Diretor de Política Sindical da ADURN, Wellington Duarte, fala sobre as negociações sobre Carreira


A diretoria da ADURN se mostrou extremamente preocupada com a possibilidade de não haver sequer recomposição de perdas inflacionárias de 2010, o que pode dar início a um novo ciclo de perdas salariais já conhecidas pela categoria.
Wellington reforçou a necessidade de convalidar o ADURN-Sindicato para que a entidade tenha identidade própria e seja, de fato e de direito, um Sindicato, com todas as suas prerrogativas organizacionais e jurídicas.
Ações Jurídicas
O diretor de Política Educacional e Científica da ADURN, José Maxwell, informou aos professores sobre o andamento do processo dos Precatórios, que requer as perdas monetárias dos planos Bresser e Verão. Previsto para entrar na pauta de julgamento do Supremo Tribunal Federal no dia 17 de maio, o processo não foi julgado.

Diretor da ADURN, José Maxwell


Segundo Maxwell, o advogado representante da nossa entidade em Brasília, Dr. Mauro Menezes, que acompanhou pessoalmente a sessão, informou que a Primeira Turma do STF reservou-se a examinar apenas Habeas Corpus, como o que trata de prova por interceptação telefônica. Contudo, ressalta que o adiamento pode ser positivo, “pois teremos a composição integral da Turma, com o retorno do ministro Ricardo Lewandowski, que ontem estava em viagem ao exterior”.
Os professores presentes ao encontro puderam, ainda, esclarecer dúvidas sobre a execução do processo dos Quintos e outras ações com a Assessoria Jurídica da ADURN.

Assessoria Jurídica da ADURN

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]