Seminário debate 10 anos do Estatuto da Cidade na UFRN

Publicado em 19 de agosto de 2011 às 09h53min

Tag(s): Seminário



Com o objetivo de contribuir para que a sociedade conceba o espaço urbano como metrópole em formação, o Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal promove, entre os dias 22 e 24 de agosto, o Seminário: Dez Anos do Estatuto da Cidade - Desafios à Gestão Urbana e Metropolitana. A Conferência de Abertura do evento irá contar com a participação do Senador Inácio Arruda (PCdoB) que foi o relator do Estatuto da Cidade.
O evento, que conta com o apoio do ADURN-Sindicato, a Federação das Câmaras Municipais do Estado (FECAMRN), Federação dos Municípios do RN (FEMURN), Federação dos Conselhos Comunitários e Entidades Beneficientes do RN (FECEB-RN) e FECNAT, acontece no auditório da Reitoria da UFRN e reunirá na capital potiguar especialistas nacionais e locais para falar sobre este importante instrumento para efetivação da Política Urbana.
O Estatuto da Cidade é a denominação oficial da lei nº 10.257 de 10 de julho de 2001, que regulamenta o capítulo "Política Urbana" da Constituição Brasileira.
Segundo o presidente do Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal, o vereador George Câmara (PCdoB), a ideia é reunir cidadãos, técnicos e gestores, de 10 cidades que compõe a metrópole natalense para a construção de processos consistentes de planejamento e gestão dos municípios.
“Natal hoje invade os municípios vizinhos, como na divisa com Parnamirim e São Gonçalo, e não dá para fazer um plano diretor sem levar isso em conta. A nossa intenção é discutir não só com gestores, mas com movimentos sociais, como sindicais e estudantis”, afirma George.

Vereador de Natal George Câmara (PCdoB)

De acordo com o presidente do ADURN-Sindicato, professor João Bosco Araújo, o seminário lança o debate sobre a questão do desenvolvimento sustentável do espaço urbano de uma metrópole em formação como Natal.

João Bosco Araújo, presidente do ADURN-Sindicato

Presidente do ADURN-Sindicato, João Bosco Araújo

O diretor de Política Sindical do ADURN-Sindicato, o professor do departamento de economia da UFRN Wellington Duarte, que está entre os debatedores, com a exposição do painel “A dinâmica econômica da Grande Natal”, ressalta o papel do debate. “Um espaço oportuno para enfocar a importância do Estatuto da Cidade como marco jurídico e político para o campo da política urbana”.

Diretor de política Sindical do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte

Para o Senador Inácio Arruda (PCdoB), o evento reúne uma discussão técnica aliada ao olhar cotidiano do cidadão metropolitano, o que fortalece o Estatuto da Cidade incorporado aos Planos Diretores Participativos (PDP’s). “Este seminário reúne instâncias executivas, legislativas e judiciárias do poder público, mas também diversos grupos da sociedade civil, ajudando a fornecer opiniões diferentes de como a metrópole natalense se apresenta no quesito do planejamento urbano. O mesmo auxilia também a disseminar informações de conteúdo nacional sobre a gestão e reforma urbana” frisa o senador.

Senador Inácio Arruda (PCdoB)

A Deputada Fátima Bezerra que estará presente no evento parabenizou a iniciativa e destacou que este é um debate extremamente importante e contemporâneo. “O estatuto é uma legislação de caráter estratégico para promover o desenvolvimento das cidades com sustentabilidade. Esta é uma iniciativa muito adequada”, disse.
 

Deputada Fátima Bezerra (PT)

Atualmente, o Brasil conta com 81,25% da população vive em áreas urbanas, sendo que mais da metade, em regiões metropolitanas. Só na última década, as cidades brasileiras ganharam quase 30 milhões de novos habitantes.
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]