Editorial 28/12/2008 - ADURN: seis meses de avanço e um futuro promissor

Publicado em 01 de junho de 2009 às 17h10min

Tag(s): Noticias



O final de 2008 marca os primeiros seis meses da gestão da atual Diretoria da ADURN e esse momento merece uma pequena reflexão junto aos nossos associados e aos professores da UFRN de uma maneira geral. Tendo tomado posse em junho, a nova gestão deparou-se com vários desafios que se apresentavam. Uma Diretoria, formada pelo esforço em se construir uma nova e ousada cultura política, baseada no respeito às divergências, na transparência da gestão, na concepção de que o modelo sindical esgotou-se como tal, e na premissa de que só a combinação de amplos setores do Movimento Docente faria avançar uma proposta progressista e democrática para a ADURN.
A gestão buscou, desde o início, estabelecer uma linha de ação que tinha como pressuposto a necessidade imperativa de aproximar a ADURN dos seus associados, dos professores da UFRN, do movimento sindical progressista e dos diversos setores da sociedade que estivessem interessados em interagir conosco. Foi também estabelecido que a gestão iniciaria um movimento de maior interlocução com a administração da UFRN, buscando um maior diálogo, respeitoso e democrático, com as instâncias diretivas desta IFE’s.
Internamente a Diretoria promoveu um debate honesto e sincero com a equipe de funcionários da entidade, com o propósito de melhorar o nível de atendimento aos usuários e fornecer todas as informações que fosse de nossa alçada, sem estabelecer critérios para a sociabilização desta. O princípio da gestão democrática, que completa seis meses, já começa a dar frutos e as perspectivas para 2009 são promissoras.
Ações desenvolvidas
Na área jurídica, uma ação voltada para a resolução de todos os processos que são da nossa responsabilidade foi implementada e, para isso, estabeleceu-se uma relação mais dinâmica com a nossa Assessoria Jurídica e com a Comissão dos Precatórios, a fim de acompanharmos de perto a evolução das ações. Apesar da complexidade da tarefa, pois envolve varáveis internas e externas a nossa associação, verifica-se que há avanços promissores nesta área.
Na área sindical a Diretoria, desde o momento em que iniciou sua gestão, tem se pautado pelo programa com a qual foi eleita. A busca de novos rumos para o Movimento Docente; a aliança com o PROIFES e o apoio político à fundação do Sindicato dos Professores do Ensino Público Superior Federal, ocorrida em setembro, demonstram claramente nossa posição. Entretanto, mantivemos a postura de respeitar todos os trâmites políticos e legais da nossa associação e, dessa forma, temos tido um diálogo respeitoso com o ANDES-SN. Sabemos que o movimento sindical se encontra num processo de transição rumo à regulamentação constitucional, e isso tem produzido uma série de fatos, que a Diretoria tem acompanhado de perto.
Novo ano de atividades
Na área da Comunicação a Diretoria avalia que ocorreu uma significativa melhora da nossa informação e o fruto disso é o relativo sucesso da nossa linha, pautada pela transparência nas informações e a garantia de acesso das correntes do pensamento sindical docente. Ao mesmo tempo, a gestão tem ampliado sua ação de interlocução com os diversos agentes sociais, tornando a ADURN mais visível na sociedade.
A Diretoria da ADURN saúda a todos que se aliaram em busca de novos rumos para o Movimento Docente e considera essencial que em 2009 ocorra um aprofundamento da democracia, a ampliação dos debates temáticos e que a entidade torne-se, cada vez, um agente político respeitável e presente na nossa sociedade.
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]