Proifes participa de posse dos novos ministros

Publicado em 27 de janeiro de 2012 às 12h39min

Tag(s): Cerimônia de posse



Representando o Proifes, o professor Gil Vicente participou na tarde de terça-feira (24), da posse dos novos ministros da Educação, Aloizio Mercadante e da Ciência e Tecnologia, Antônio Haupp. Na cerimônia, que contou com a presença do ex-presidente Lula, a presidente Dilma Rousseff disse que ato era importante, pois dava continuidade ao casamento entre educação, ciência e tecnologia iniciado no governo anterior.
Segundo a presidente, a característica da continuação deste projeto é o fato de ter que dar conta de atividades tão complexas como melhorar a qualidade de vida da população por meio da distribuição de renda, e ao mesmo tempo, através da educação, da ciência, e da Tecnologia e inovação, fazer o país chegar o mais rápido possível àquela produção científica e capacidade de agregar valor à sua produção. Sobre programas educacionais do governo como o Enem, o Reuni e o Ciência sem Fronteiras, Dilma Rousseff disse que é importante garantir o acesso democrático a eles. “Democracia significa acesso à oportunidade”, afirmou a presidente.
Com a troca de ministros, também deixam os cargos a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Malvina Tuttman, e os secretários do Ministério da Educação Eliezer Pacheco e Carlos Abicalil de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e Articulação dos Sistemas de Ensino, respectivamente, além de Maria Pilar Lacerda, de Educação Básica.
Mercadante foi um dos fundadores do PT em fevereiro de 1980 e o vice-presidente do partido entre 1991 e 1999. Foi senador pelo estado de São Paulo entre 2003. Assumiu a pasta em 2011 a Ciência, Tecnologia e inovação agora assume o Ministério da Educação devido à saída de Fernando Haddad, que concorrerá à Prefeitura de São Paulo.
Haupp é um matemático, ex-diretor geral do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Foi ainda analista de sistemas do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, pesquisador titular e diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e professor associado no IME/USP. Foi vice-diretor do LNCC, diretor geral do INPE, diretor geral do IPRJ/UERJ e diretor do LNCC. Também ocupou a presidência da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC).
Fonte: PROIFES-Federação
 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]