2º dia do Seminário discutiu a aposentadoria dos servidores públicos

Publicado em 02 de junho de 2009 às 08h45min

Tag(s): Noticias



O segundo dia de debates do 1º Seminário Nacional sobre questões da Aposentadoria realizado em João Pessoa, na Paraíba, promovido pelo Fórum de Professores das Instituições Federais do Ensino Superior e pelo Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas contou com uma programação bem intensa. O evento contou com a participação aproximadamente 80 pessoas, com destaque para a delegação do Rio Grande do Norte, que levou para o seminário 30 docentes aposentados, através da ADURN.

Durante a manhã, o seminário foi aberto com a mesa de discussão sobre os ‘5 anos da Previdência: Um balanço crítico’, que contou com a participação da Lucia Reis, da Central Única dos Trabalhadores; do Edson Haubert, presidente do Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (MOSAP) e do Rodrigo Passos, da Associação Nacional dos Auditores Fiscais (ANFIP).

Na parte da tarde, o evento foi iniciado com a discussão sobre ‘Carreira Docente e aposentadoria: resguardando direitos’, com a participação do vice-presidente do PROIFES e presidente da ADUFRGS, Eduardo Rolim e do representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Freitas. Em seguida, teve início a mesa sobre ‘Questões jurídicas e direitos adquiridos dos aposentados’, que teve como debatedores: o diretor de assuntos jurídicos do PROIFES e professor da UFRN, Ricardo Pinheiro e da advogada e assessora jurídica da ADUFRGS – Sindical, Adriane Kunsler.

De acordo com o vice-presidente do PROIFES, Eduardo Rolim as discussões ocorridas durante o seminário são fundamentais para o GT Carreira, que vai ser discutido no próximo dia 08 de maio, com o Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e o Ministério da Educação e Cultura (MEC). Ele adiantou, que além deste, o PROIFES está organizando seminários sobre o Reuni, em Belo Horizonte; sobre a Previdência Complementar, em Porto Alegre; Assuntos Jurídicos, em Natal.

Eduardo enfatizou, que ao organizar o evento, o PROIFES se preocupou com em trazer representantes dos vários segmentos para discutir a aposentadoria. “Tivemos dois negociadores do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, que mostraram a visão do Governo Federal sobre a aposentadoria e a Lucia Reis, da CUT Nacional, que defende a paridade entre os salários dos trabalhadores da ativa e aposentados”. Ele informou ainda, que o seminário abordou assuntos como: a qualidade de vida dos aposentados, o enquadramento da nova carreira, e quais os mecanismos para recuperar os prejuízos do passado.

Para a professora Célia Maria Oliveira da Costa, professora aposentada da UFRN, este é um momento histórico, pois estamos participando do 1º Seminário sobre aposentadoria. “Mesmo que este seminário não dê fruto em curto prazo, estamos plantando a semente da mudança”. Para ela, o aposentado sempre foi colocado a margem nessas discussões, e é importante que os assuntos ligados a aposentadoria sejam debatidos em um grande fórum especifico, como ocorreu neste seminário. “A aposentadoria não pode ser apenas um apêndice nas discussões, chegou a hora de sermos o tema central”, disse.

A professora parabenizou a ADURN pela iniciativa de trazer os docentes aposentados da UFRN para participarem desta discussão que trouxe debatedores de todas as áreas. “A diretoria está de parabéns pela iniciativa”, finalizou.


Fonte: Comunicação ADURN

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]