Opiniões »

A "DEMOCRACIA" DA EXTREMA-ESQUERDA

Publicado em 14 de maio de 2014 às 09h04min

Por Wellington Duarte*

O mundo sindical é, para a esmagadora maioria da população, um mundo à parte, mas certos acontecimentos merecem ser publicizados de forma mais ampla, para que não se olhe a extrema-esquerda como algo "positivo" na luta dos trabalhadores.

O Movimento Docente dos professores das universidades federais do Brasil, que começou na década de 80, dividiu-se em 2008. São dois grupos que passaram a representar esses professores.

Um grupo quer representar TODOS os professores do ENSINO SUPERIOR, seja ele público ou privado; federal, estadual ou municipal; confessional ou não. Estão agrupados no Sindicato Nacional de Docentes do Ensino Superior (ANDES-SN), criado no início da década de 80 e hoje inteiramente devotado à causa revolucionária da CSP-CONLUTAS, o braço político do PSTU, tendo a participação da INTERSINDICAL, o braço político do PSOL, e pratica um sindicalismo pseudo-revolucionário, atrasado, truculento e anacrônico. Sua tático é mentir, sabotar toda e qualquer possibilidade de negociação e fomentar a esdrúxula "mobilização permanente" entre os professores, afirmando que as universidades passam por uma "crise terminal", o que revela sua esquizofrenia.

Outro grupo, formado por professores que se recusaram a se "converter" ao corolário do PSTU/PSOL, formou-se em 2004 e em 2011, formou a Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior (PROIFES-FEDERAÇÃO), que se propões a representar APENAS A CATEGORIA DE PROFESSORES DAS FEDERAIS, e que tem sido responsável pelos ganhos que tivemos nos últimos 5 anos. Sua última ação fez com que os PROFESSORES obtivessem um reajuste médio de 45%, divididos em 3 parcelas. Em seu interior há uma diversidade de professores, de todos os matizes, porque a Federação se pauta pelo respeito a pluralidade de opiniões.

No RN, tinhamos uma SEÇÃO SINDICAL, ou seja, um ESCRITÓRIO do ANDES-SN, na medida em que este, sendo um SINDICATO NACIONAL, emitia as ordens e nós da SEÇÃO SINDICAL tinhamos a OBRIGAÇÃO REGIMENTAL E ESTATUTÁRIA de obedecer.

Em 2008, rompemos com essa visão distorcida de organização sindical, nos aliamos ao PROIFES e passamos a pleitear a criação de um SINDICATO LOCAL, que é a matriz da ORGANIZAÇÃO SINDICAL BRASILEIRA. Enfrentamos a fúria dos que se recusavam a aceitar essa idéia, mas em 2011, através de PLEBISCITO, a categoria de professores da UFRN decidiu DESFILIAR-SE do ANDES-SN e TRANSFORMAR-SE em SINDICATO DOS PROFESSORES DA UNIVERSIDADES FEDERAIS DE NATAL, CAICÓ, CURRAIS NOVOS, MACAU, NOVA CRUZ, MACAÍBA E SANTA CRUZ (ADURN-SINDICATO).

Fizemos tudo dentro da legislação vigente e somos, legal e politicamente, a ÚNICA ENTIDADE QUE REPRESENTA OS PROFESSORES DA UFRN. Mas o ANDES-SN, que sequer tem registro sindical, tentou, de todas as formas IMPEDIR que o ADURN-SINDICATO funcionasse. Perdeu as ações que deu entrada e hoje nosso registro sindical está em andamento no Ministério do Trabalho e Emprego.

Mas o ANDES-SN não desistiu e optou por MENTIR e AGIR DE FORMA ILEGAL. Distribuiram panfletos na UFRN chamando para uma eleição ilegal, já que NENHUM SINDICATO PODE INVADIR A BASE TERRITORIAL DE OUTRO SINDICATO; convocaram professores FILIADOS ao ADURN-SINDICATO, é isso é CRIMINOSO, já que utilizaram o nome do sindicato sem consulta prévia à entidade; e ainda por cima anunciaram que haveriam uma urna DENTRO do Sindicato, numa MENTIRA BIZARRA E DESCARADA.

Não obstante, espalharam urnas, ao seu bel prazer nos Centros, desrespeitando flagrantemente a Lei, os professores e os princípios republicanos de RESPEITO e de CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA.

É imperativo que os que defendem a DEMOCRACIA, repudiem mais esse ato desrespeitoso e truculento de uma entidade que prima por ações anacrônicas e por pessoas que, INFELIZMENTE, optaram por seguir essa postura anti-democrática.

*Wellington Duarte é vice-presidente do ADURN-Sindicato


Comentários dessa opinião

Seu nome
Seu e-mail
Seu comentário
 
 
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]