Opiniões »

O Caminho certo a seguir na Eleição para Diretoria do Sindicato

Publicado em 28 de abril de 2015 às 17h53min

Entre os dias 06 e 07 de maio, os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte serão chamados a se posicionar sobre o futuro das lutas dos docentes na escolha da nova diretoria do ADURN-Sindicato para o próximo triênio (2015-2018). 
Nesse processo, é de fundamental importância a participação dos docentes. Estará em disputa a possibilidade de fortalecer a capacidade da categoria docente da UFRN em assumir uma posição de maior protagonismo. Contudo, após décadas de retrocesso e um pequeno período de resgate da liberdade sindical, este protagonismo só virá realmente à tona com a participação efetiva dos professores no pleito.
Vivemos uma conjuntura que nos permite transmitir ideias e debatê-las. Uma possibilidade democrática que nem sempre ocorreu. Basta voltarmos ao Brasil de 1964 a 1985, época da ditadura. O regime militar caiu em 1985 e um período democrático teve início. Desde então, o Brasil tem avançado na consolidação da democracia representativa, mas é mister que os movimentos sociais, entre eles o sindical, sejam fortalecidos no processo, ampliando os direitos dos trabalhadores e garantido suas conquistas. 
O grande desafio do momento é garantir a participação efetiva dos sindicalizados na eleição de sua entidade representativa. Os docentes não podem ser meros expectadores, mas ativos impulsionadores das mudanças. Afinal, são os sindicalizados os principais interessados no projeto que sair vitorioso.
Nesse sentido, a participação efetiva dos sindicalizados contribui para que as instâncias do Sindicato se tornem cada vez mais democráticas e se constitui na possibilidade concreta de contribuirmos para a elevação do nível de organização e luta dos docentes. A disputa eleitoral nos leva a ter como principal objetivo a ampla participação da categoria para garantia de novas conquistas para o Movimento Docente. 
O ADURN-SINDICATO só é livre e soberano graças à participação dos docentes em todo o processo de libertação. Sua consolidação também depende dessa participação.
Fortaleça a luta do Sindicato, participe!


Comentários dessa opinião

Seu nome
Seu e-mail
Seu comentário
 
 
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]