Comunicação em desenvolvimento na UFRN

Comunicação em desenvolvimento na UFRN

Entrevista em 18 de janeiro de 2010

A professora Kenia Beatriz Ferreira Maia possui graduação em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (1987), cursou mestrado na Université Paris X-Nanterre, França (1994) e concluiu doutorado em Ciência da Informação e da Comunicação pela Université de Metz (2003), também na França.
Após o doutorado, Kenia Maia foi bolsista recém-doutora no Programa de Pós Graduação e Comunicação da Universidade de Brasília pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, desenvolvendo pesquisa de tema 'O papel do leitor no processo de produção da notícia'. O estudo consistiu em examinar a forma como os jornalistas recebem e refletem as opiniões, as reclamações, as sugestões dos leitores e/ou a maneira como a representação do público incide sobre as rotinas produtivas dos jornalistas.
Depois de um ano como bolsista, a professora prestou concurso para a UFRN, ingressando na Universidade, em julho de 2004, como professora efetiva do Departamento de Comunicação.
Desde então, ela tem participado de várias atividades na Universidade. Foi presidente da ADURN e também participou da formatação e elaboração do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia. Na área de extensão, Kenia Maia esteve presente no projeto 'Papel da Ciência' - jornal experimental sobre a Cientec e o 'Jornal Humanidades'- impresso experimental da XIII Semana de Humanidades. Já na pesquisa, tem participado de projetos como 'A informação científica nos meios de comunicação' e 'Jornalistas, liberdade de imprensa e deontologia', esta última em parceria com o professor Fabio Henrique Pereira, da UnB. Atualmente, na área de ensino, ela leciona as disciplinas Ética Jornalística e Teoria da Comunicação (graduação) e Teorias da Comunicação Midiática (pós-graduação).
 


Mais entrevistas
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]