Habitação social, planejamento e espaço urbano

Habitação social, planejamento e espaço urbano

Entrevista em 05 de abril de 2010

Marcelo Bezerra de Melo Tinôco é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), em 1983, onde cursou mestrado em 1993, e doutorado em 2001. Os últimos voltados para a ‘Habitação de interesse social e sua relação com os grandes empreendimentos turísticos’.
Como pesquisador, atuou na Fundation Le Corbusier, em 1985, de Paris; em 1990 ingressou no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFRN para lecionar a disciplina ‘Projeto de arquitetura’; e em 1994 cursou a especialização em ‘Planejamento e tecnologia da habitação’ no Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT/SP). Em 1995 Marcelo Tinoco se afastou da universidade para assumir o cargo de Secretário de Planejamento Urbano de Natal. Atualmente, o professor exerce pela segunda vez a Chefia do Departamento de Arquitetura e atua também na pesquisa e na extensão universitária.
Em seu doutorado, que teve como estudo de caso a ponte Newton Navarro, analisou como as áreas turísticas impactam sobre as áreas ocupadas pela população de baixa renda; quais políticas públicas podem ser adotadas para evitar a expulsão dessa população de suas áreas de origem; e as alternativas de intervenções que contemplam novos padrões de ocupação na cidade.
Marcelo participa também do Grupo de Estudos em Habitação, Arquitetura e Urbanismo (GEHAU), do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFRN, onde desenvolveu o projeto ‘Política habitacional de interesse social (PHIS). Segundo ele, o trabalho mapeou e apontou na cidade, os locais onde existe concentração da população de baixa renda – com até três salários mínimos – e propôs uma série de investimentos nessas áreas controladas pelo conselho municipal de habitação. “O projeto chegou a mapear o déficit habitacional de Natal e foi incorporado ao atual plano diretor desde a revisão de 2007”, disse.
O professor informou ainda que o GEHAU desenvolveu projetos multidisciplinares como: o ‘Pólo de turismo costa das dunas’ e o ‘Plano estratégico de desenvolvimento sustentável para a região metropolitana de Natal’, este, coordenado pela professora Tânia Bacelar, da Universidade Federal de Pernambuco.
Marcelo Tinôco participou também do projeto ‘Plano de reabilitação de áreas urbanas centrais – Ribeira’. “O estudo propõe desenvolver o plano de reabilitação da Ribeira inserido no ‘Programa Nacional de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais do Ministério das Cidades’ com intervenções principalmente na Rua Chile e na Avenida Tavares de Lira, que permitem o resgate de um pólo turístico cultural e gastronômico, a preservação do sítio histórico, e a criação de uma abertura para o Rio Potengi”.
Ele explicou que projeto tratou também do conflito entre a expansão do Porto de Natal e a retirada da favela do Maruin, apontando alternativas que vãos desde a urbanização parcial da favela à transferência dos moradores para a área do entorno.


 


Mais entrevistas
ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]