Explorar
Menu
Pesquisa
Associado

Menu

Pesquisa

Em greve, servidores federais realizam marcha pela educação em Caicó

Publicado em 03 de Maio de 2024 Por ADURN Sindicato

Servidores(as) da educação, acompanhados(as) por estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), marcharam pelas ruas de Caicó, nesta sexta-feira (03). Em greve, as categorias se uniram para destacar suas demandas em prol da educação pública federal de qualidade, enquanto também celebravam o Dia do Trabalhador, ocorrido na quarta-feira (01).

Organizada pelo ADURN-Sindicato, Sintest/RN e Sinasefe, a marcha contou com o apoio da Federação de Sindicatos de trabalhadores técnico-administrativos(as) em educação das instituições de ensino superior públicas do Brasil (Fasubra), movimentos sociais locais e do Comando de Greve do IFRN campus Caicó. Os(as) manifestantes reivindicam reajuste salarial, reestruturação da carreira dos(as) docentes e técnico-administrativos(as), além do cancelamento das políticas prejudiciais adotadas nos governos anteriores e pela recomposição orçamentária das instituições de ensino superior.

Dimitri Taurino, Diretor de Assuntos dos Campi da UFRN, esteve presente no ato e alertou sobre a defasagem salarial dos trabalhadores da educação: “Se a gente pensar em relação aos salários dos servidores, em comparação à rede federal de serviços prestados pela União, a gente observa que a categoria [trabalhadores da educação] é a menos valorizada, principalmente os(as) colegas técnico-administrativos(as). Então, a gente tá aqui por essa luta”.

“Eu venho de Santa cruz, lá da Facisa, e a gente sabe a importância para o desenvolvimento econômico, social e cultural dessas instituições de ensino para o interior. A gente tá na luta por essa e por outras questões”, afirmou Dimitri ao falar da importância da interiorização dos institutos e universidades federais.

Por fim, ao citar como exemplo a Escola Multicampi de Ciências Médicas do RN, Dimitri destacou que as “situações orçamentárias têm comprometido o trabalho da consolidação do ensino superior no interior" e reafirmou a "importância dos cursos para a saúde e para a formação no interior”.

A Marcha pela Educação faz parte da agenda de mobilização do ADURN pela Greve de Docentes da UFRN. Acompanhe o calendário das ações que estão sendo desenvolvidas nos diversos departamentos, centros, institutos, escolas e campi da universidade em www.adurn.org.br.

Compartilhar: