Em greve, servidores federais realizam marcha pela educação em Caicó

Publicado em 03 de maio de 2024 às 16h57min

Tag(s): Educação Greve Movimento Docente



Servidores(as) da educação, acompanhados(as) por estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), marcharam pelas ruas de Caicó, nesta sexta-feira (03). Em greve, as categorias se uniram para destacar suas demandas em prol da educação pública federal de qualidade, enquanto também celebravam o Dia do Trabalhador, ocorrido na quarta-feira (01).

Organizada pelo ADURN-Sindicato, Sintest/RN e Sinasefe, a marcha contou com o apoio da Federação de Sindicatos de trabalhadores técnico-administrativos(as) em educação das instituições de ensino superior públicas do Brasil (Fasubra), movimentos sociais locais e do Comando de Greve do IFRN campus Caicó. Os(as) manifestantes reivindicam reajuste salarial, reestruturação da carreira dos(as) docentes e técnico-administrativos(as), além do cancelamento das políticas prejudiciais adotadas nos governos anteriores e pela recomposição orçamentária das instituições de ensino superior.

Dimitri Taurino, Diretor de Assuntos dos Campi da UFRN, esteve presente no ato e alertou sobre a defasagem salarial dos trabalhadores da educação: “Se a gente pensar em relação aos salários dos servidores, em comparação à rede federal de serviços prestados pela União, a gente observa que a categoria [trabalhadores da educação] é a menos valorizada, principalmente os(as) colegas técnico-administrativos(as). Então, a gente tá aqui por essa luta”.

“Eu venho de Santa cruz, lá da Facisa, e a gente sabe a importância para o desenvolvimento econômico, social e cultural dessas instituições de ensino para o interior. A gente tá na luta por essa e por outras questões”, afirmou Dimitri ao falar da importância da interiorização dos institutos e universidades federais.

Por fim, ao citar como exemplo a Escola Multicampi de Ciências Médicas do RN, Dimitri destacou que as “situações orçamentárias têm comprometido o trabalho da consolidação do ensino superior no interior" e reafirmou a "importância dos cursos para a saúde e para a formação no interior”.

A Marcha pela Educação faz parte da agenda de mobilização do ADURN pela Greve de Docentes da UFRN. Acompanhe o calendário das ações que estão sendo desenvolvidas nos diversos departamentos, centros, institutos, escolas e campi da universidade em www.adurn.org.br.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]