Projeto Articulando Ações promove oficina poética com pessoas idosas

Publicado em 25 de agosto de 2025 às 14h44min

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Na última sexta-feira (22), o projeto de extensão Articulando Ações, do Instituto do Envelhecer (IEN/UFRN), realizou a oficina Modelando Memórias: narrativas sobre a poesia de viver, conduzida pela professora Gilvânia Maurício Dias de Pontes (Núcleo de Educação da Infância – NEI/CAp-UFRN). A atividade reuniu pessoas idosas em uma roda de conversa marcada por poesia, lembranças e criação coletiva.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Educação pela UFRN, Gilvânia atua como coordenadora do Grupo de Pesquisa Arte e Infância (UFRN) e é colaboradora voluntária do Núcleo de Educação da Infância (NEI/CAp/UFRN), além de integrar o GEARTE/UFRGS. A docente compartilhou sua própria experiência de aposentadoria, destacando o desejo de seguir produzindo e ensinando, como voluntária, por meio da poesia. Sua fala inspirou os participantes a revisitar trajetórias de trabalho, conquistas e afetos ligados à vida profissional e pessoal.

Durante o encontro, poemas autorais e de escritores conhecidos foram recitados, acompanhados de músicas e memórias. Alguns participantes, como Maria Ilda, de 73 anos, deram os primeiros passos na escrita poética, enquanto outros, como Israel Vieira, de 90 anos, já tinham longa vivência nesse exercício. Gilvânia também sorteou livros de sua autoria, estimulando nos presentes o desejo de escrever e publicar suas produções.

O clima intimista favoreceu o surgimento de reflexões sobre a infância e sua permanência ao longo da vida. “A infância envelhece?”, questionou a facilitadora, instigando os participantes a refletirem sobre a criatividade, o amor e a leveza como dimensões que permanecem. Na sequência, o grupo construiu um painel coletivo e participou de uma vivência com massas de modelar, transformando memórias e sentimentos em esculturas coloridas.

Para muitos, a experiência foi inédita. “Durante toda a minha vida, nunca havia utilizado massa de modelar”, relatou Maria Ilda. Já a bolsista Natália Fernandes da Silva destacou a emoção do momento, observando como a modelagem ampliou a experiência da oficina. A ação também envolveu estudantes e voluntários do projeto, que puderam acompanhar desde a concepção até a execução da atividade, fortalecendo práticas intergeracionais.

Segundo a coordenadora do projeto, Anuska Alencar, a oficina demonstrou como a união entre poesia, fala e atividades motoras simples pode se tornar uma poderosa ferramenta para estimular cognição, memória, atenção, linguagem e criatividade em pessoas idosas.

Fonte: Agecom/UFRN. Texto: Friedda Santos; Edição: Hellen Almeida; Revisão: Beatriz de Azevedo.

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