Docente da ativa com filho(a) ou dependente com deficiência pode requerer a redução de jornada; saiba como

Publicado em 29 de maio de 2023 às 10h53min

Tag(s): ADURN-Sindicato Boletim Jurídico Direito Docente



Professor e professora da ativa que tenha filho(a), cônjuge ou dependente com deficiência (PCD) agora pode requerer a redução de jornada de trabalho em decorrência deste fato. As ações serão propostas pela assessoria jurídica do ADURN-Sindicato, representada pelo escritório Munemassa Advogados. 

O direito da redução de jornada para servidores é prevista pela Lei nº 8.112, desde que os cuidados necessários para com o seu dependente lhe demandem o suficiente para que justifiquem a carga horária semanal de trabalho reduzida. O assessor jurídico da entidade, Matthaus Ferreira, afirma que o setor vai analisar se o(a) servidor(a) está se sentindo sobrecarregado(a) diante dessa peculiaridade. 

Matthaus também esclarece que inicialmente vai ser preciso fazer um “requerimento administrativo junto à universidade, com a demonstração dessa necessidade e a junta de laudos médicos”. Caso esse requerimento seja indeferido, o setor jurídico do sindicato entra com ação judicial de modo que o direito do(a) docente seja reconhecido. 

O professor e professora que se encaixar na situação, é importante que compareça à sede do ADURN-Sindicato, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h. Para que o caso seja analisado, o setor jurídico solicita as seguintes documentações: RG, CPF, Comprovante de residência, fichas financeiras dos últimos cinco anos, documentação médica (atestados e laudos) dando conta da deficiência da qual é acometido(a) o(a) filho(a) do(a) servidor(a).

Para mais informações também é possível entrar em contato através do telefone: (84) 3211-9236, ou do Whatsapp: (84) 99119-6461.

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]