A votação estará disponível na segunda-feira, 22/11, às 08h.
Olá professor (a), seja bem-vindo (a) ao ADURN-Sindicato! Sua chegada é muito importante para o fortalecimento do Sindicato.
Para se filiar é necessário realizar 2 passos:
Você deve imprimir e preencher Ficha de Sindicalização e Autorização de Débito (abaixo), assinar, digitalizar e nos devolver neste e-mail: [email protected].
Ficha de sindicalização Autorização de DébitoAutorizar o desconto no seu contracheque na sua área no SIGEPE e que é de 1% do seu VB (Vencimento Básico).
Tutorial do SIGEPEFicamos a disposição para qualquer esclarecimento.
ADURN-Sindicato
Publicado em 10 de outubro de 2025 às 11h46min
Tag(s): Audiência Pública Educação PNE
“Um momento de celebração e conquista” foi assim que o presidente do ADURN-Sindicato, Oswaldo Negrão, definiu a Audiência Pública “O Sistema Nacional de Educação: Seus Avanços e Contradições”. A atividade foi realizada na manhã desta sexta-feira (10), na Assembleia Legislativa.
O debate reuniu gestores, educadores e representantes da sociedade civil para discutir os rumos da política educacional brasileira, em um espaço de mobilização em defesa da educação pública, gratuita, democrática e de qualidade. Representando o ADURN-Sindicato também estiveram as diretoras Gilka Pimentel e Vilma Vitor.
Presente à mesa da audiência, Oswaldo defendeu a educação como base para um Estado democrático e soberano e refletiu sobre duas questões que se relacionam com o Sistema Nacional de Educação (SNE). Uma delas, foi a experiência de debate com o empresariado durante a etapa Rio Grande do Norte da II Conferência Nacional do Trabalho, que ocorreu ontem (9), em Natal.
“Os empresários têm dificuldade de fazer o debate sobre qualquer política pública, apesar de se beneficiarem delas”, afirmou. Para Negrão, isso pode ser um desafio na implantação do SNE.
Outra questão apontada por Negrão foi a Reforma Administrativa. O dirigente alertou que a proposta desestrutura o modelo de Estado que temos no Brasil. “Esse também é um outro elemento que nós precisamos trazer pra dentro desse debate, porque nós precisamos sim de um Sistema Nacional de Educação, mas precisamos que a maioria desse recurso, pelo menos da educação, de fato seja investida em políticas públicas para a grande maioria da nossa população brasileira, que não tem condições de pagar um sistema privado nem de saúde e nem de educação”, disse.
Oswaldo ainda destacou a importância da valorização dos profissionais da educação e alertou acerca da previsão de um “apagão docente” já em 2040. “É esperado algo em torno de um déficit de duzentos e cinquenta mil professores”, explicou.
A audiência foi fruto de uma articulação entre os gabinetes da deputada estadual Divaneide Basílio (PT) e do deputado federal Fernando Mineiro (PT) com diversas entidades ligadas à educação, entre elas o ADURN-Sindicato, o Fórum Estadual de Educação do RN (FEE/RN), a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), a União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES), a Campanha pelo Direito à Educação e o Centro Acadêmico de Pedagogia da UFRN (CAPed).