Nossos valores


Entre Letras e Linguística

Entrevista em 21 de dezembro de 2009

A professora Marise Adriana Mamede Galvão é graduada em letras, pelo Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES - Currais Novos), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/1979), mestre em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/1986) e doutora em Linguista pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/SP 2004).

Marise Adriana Mamede Galvão


Sociedade e Comunicação

Entrevista em 14 de dezembro de 2009

Pró-reitor de Planejamento da UFRN desde 2007, João Emanuel Evangelista de Oliveira é formado em Ciências Sociais (1981), mestre também em Ciências Sociais (1991), ambos pela UFRN, e doutor em Ciências da Comunicação, pela Universidade de São Paulo – USP (2000). Durante a graduação, ocupou cargos de direção nos movimentos estudantis e, ao concluir o curso, em dezembro de 1981, João Emanuel Evangelista prestou concurso para professor de Sociologia da UFRN, ingressando no campus de NovaCruz, em fevereiro 1982.

João Emanuel Evangelista de Oliveira


Educação e Pesquisa

Entrevista em 23 de novembro de 2009

Ana Maria Pereira Aires é graduada em Pedagogia, com habilitação em Supervisão Educacional, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutorado na mesma área, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ana Maria Aires ingressou na UFRN em 2003, no Ceres/Caicó, locada no Departamento de Educação, onde permanece até hoje. Deste então, desenvolve trabalhos voltados para o ensino, a pesquisa e a extensão, com acúmulo de experiência docente na Educação Básica e no Ensino Superior.

Ana Maria Pereira Aires


Levantamentos geológicos

Entrevista em 09 de novembro de 2009

Desde 1973, o professor Jaziel Martins Sá é formado em Geologia pelo Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, onde também fez mestrado em Geociências, em 1982. De 1988 a 1991, Jaziel cursou doutorado em Geocronologia e Petrologia, na Faculté de Sciences - Universite de Nancy I, Nancy, França. A pesquisa de doutorado de Jaziel Martins fazia parte do projeto envolvendo a UFRN e a Comunidade Econômica Européia e o tema central da tese era fazer pesquisas geocronológicas e petrológicas em uma área que abrangia o oeste do Rio Grande do Norte e o leste do estado do Ceará.

Jaziel Martins Sá


Tecnologia de Comunicação Sem Fio

Entrevista em 29 de outubro de 2009

O professor Laércio Martins de Mendonça é graduado em Engenharia Elétrica pela UFRN, onde também se especializou em Geometria Diferencial, em 1981, e cursou Mestrado em Engenharia de Microondas no ano de 1987. Em 1994, Laércio Martins fez doutorado em Engenharia de Telecomunicação na Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Na carreira profissional, ingressou como professor da UFRN mediante concurso público e ocupou o cargo de Professor Auxiliar I do Departamento de Engenharia Elétrica, em maio de 1983. Atualmente, é Professor Associado II e participa de pesquisas na área de telecomunicações.

Laércio Martins de Mendonça


Geologia e Radioatividade Natural

Entrevista em 19 de outubro de 2009

Thomas Ferreira da Costa Campos é licenciado em Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (1973). Cursou seu mestrado no Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro (1982) e obteve o título de doutor ao cursar o doutorado sanduíche no Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, juntamente com o Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra (1997). Em sua dissertação e tese, estudou a Geoquímica de Rochas Graníticas.

Thomas Ferreira da Costa Campos


Odontologia - Saude bucal e Idosos

Entrevista em 13 de outubro de 2009

Kenio Costa de Lima é graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1984), onde também cursou o Mestrado em Odontologia Social (1989). Após o mestrado, ingressou no corpo docente da UFRN locado no Departamento de Odontologia. Antes mesmo do estágio probatório, Kenio Costa cursou Doutorado em Ciências – com direcionamento para a área de Microbiologia Oral – da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), onde teve a oportunidade de trabalhar no Núcleo de Estudos de Saúde Coletiva e de atuar como docente na UFRJ e na Universidade Estácio de Sá – RJ.

Kenio Costa de Lima


Células-tronco do cordão umbilical e regeneração tecidual

Entrevista em 28 de setembro de 2009

O professor Carlos Eduardo Bezerra de Moura é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido e fez mestrado e doutorado em Ciências, com área de concentração em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pelaUniversidade de São Paulo –USP.

Carlos Eduardo Bezerra de Moura


Ciências Sociais - Grupo de Estudos da Complexidade

Entrevista em 21 de setembro de 2009

Professor e pesquisador, Alex Galeno iniciou sua graduação em Geografia (licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande Norte em 1985, onde também desenvolveu sua dissertação na área de Ciências Sociais sobre ‘Movimentos dos Sem-terras no Rio Grande do Norte’ (1994). Na mesma linha de estudo, fez doutorado na PUC-SP em 1998 no qual abordou a ‘Revolta na contemporaneidade a partir do estudo do poeta Antonin Artaud’.

Alex Galeno


Ensino e História da Arte no RN

Entrevista em 14 de setembro de 2009

Vicente Vitoriano Marques Carvalho é graduado em arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1974), onde também fez mestrado (1985) – no Programa de Pós-Graduação em Educação – e doutorado (2000), ambos na área de Metodologia do Ensino da Arte. Em seu doutorado abordou a atuação de Newton Navarro como artista e educador do ensino da arte. Em 1980 ingressou na UFRN como professor da disciplina de Desenho Publicitário e chegou a dar aula no curso de arquitetura. Além disso, Vicente Vitoriano fez duas especializações em Ensino da Arte e uma em Ensino de Desenho.

Vicente Vitoriano Marques Carvalho


Direito do petróleo e questões jurídicas

Entrevista em 09 de setembro de 2009

Yanko Marcius de Alencar Xavier é graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (1988), mestre (1992) e doutor (1996) pela Universität Osnabrück/Alemanha. Em sua dissertação estudou Direito internacional privado e alcançou o título de doutor com sua tese na área de Direito do consumidor e da integração econômica. Desde 1999 é professor do Departamento de Direito Público da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde ministrou as disciplinas de Introdução à Ciência do Direito e Filosofia do Direito, assumindo logo em seguida a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Direito.

Yanko Marcius de Alencar Xavier


Empreendedorismo e incubação de empresas

Entrevista em 24 de agosto de 2009

Incentivar os estudantes a criarem seu próprio negócio e auxiliar empresas na busca por inovação. Este é o papel da Coordenação de Empreendedorismo, criada em 2008 e ligada ao Núcleo de Inovação Tecnológica da UFRN, em atividade desde 2007. À frente dela está o professor Marciano Furukava, docente do Departamento de Engenharia de Materiais e com vasta experiência em cargos administrativos. Formado em Engenharia Mecânica, pela Unicamp, Furukava veio para a UFRN em 1978, época em que este curso estava em expansão nas universidades brasileiras, principalmente no Nordeste. O professor fez mestrado, na mesma área, na Universidade Federal de Santa Catarina e, em 2007, concluiu o doutorado em Engenharia de Materiais, na UFRN. Furukava também exerceu, por seis anos, a coordenação do curso de Engenharia Mecânica. Foi, ainda, diretor e vice do Centro de Tecnologia, chefe de Departamento e Secretário de Assuntos Estudantis.

Marciano Furukava


Desenvolvimento urbano e regional

Entrevista em 18 de agosto de 2009

A professora adjunta da UFRN, Ione Rodrigues Diniz Morais é graduada em Geografia, pelo Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES – Caicó), especializada em Geografia Humana, pela PUC-MG, com mestrado na área de concentração em desenvolvimento urbano e regional, tendo como campo empírico, o município de Caicó, e com doutorado no mesmo tema, abrangendo a região do Seridó, ambos no núcleo de ciências sociais da UFRN, em Natal.

Ione Rodrigues Diniz Morais


A utilização de animais em pesquisas

Entrevista em 10 de agosto de 2009

Expedito Silva do Nascimento Junior se graduou em Ciências Biológicas e fez doutorado em Psicobiologia, ambos na UFRN, onde hoje é professor. Atualmente, Expedito ministra aulas de Fisiologia Básica e Anatomia para os estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairí, Facisa, onde também ocupa o cargo de vice-diretor.

Expedito Silva do Nascimento Junior


Tecnologia de Tensoativos e Microemulsão

Entrevista em 27 de julho de 2009

A Professora Tereza Neuma de Castro Dantas é graduada em Química, com mestrado em Química Orgânica, ambos pela Universidade Federal do Ceará. Em 1978, foi contratada pela UFRN como professora visitante e em 1979 seguiu para a França onde fez doutorado em Terceiro Ciclo e de Estado em Química, ambos pelo Institut National Polytechnique de Toulouse.

Tereza Neuma de Castro Dantas


ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]