Nossos valores


Exemplo de dedicação ao Ensino no Interior do Estado

Entrevista em 16 de janeiro de 2012

Graduada no curso de Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 1978, a professora Maria Assunção Silva Medeiros tem dedicado mais de 30 anos de sua vida à educação, principalmente no interior do Estado.

Maria Assunção Silva Medeiros


Um prêmio em defesa da categoria LGBT

Entrevista em 19 de dezembro de 2011

Berenice Alves de Melo Bento é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG), cursou mestrado e doutorado e pós-doutorado na Universidade de Brasília (UnB), além de do doutorado na Universidade de Barcelona.

Berenice Alves de Melo Bento


Dedicação à Música

Entrevista em 14 de novembro de 2011

“Tudo começou como uma brincadeira” é assim que o paraibano João Paulo de Araújo, 36 anos, define seu ingresso no mundo da música. Graduado no Curso de Extensão de Música do Departamento de Música da UFPB, em 1999, o professor da Escola de Música da UFRN atuou como músico por nove anos até decidir seguir a carreira de docente.

João Paulo de Araújo


Uma vida dedicada ao ensino

Entrevista em 04 de outubro de 2011

O professor Geraldo de Margela Fernandes teve sua vida inteira dedicada à educação. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 1972, Geraldo cursou mestrado na Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1982, tendo como foco de sua produção a sociologia do desenvolvimento.

Geraldo de Margela Fernandes


Uma vida em duas vertentes: a história e o teatro

Entrevista em 27 de setembro de 2011

Natural da cidade de Itajaí, no estado de Santa Catarina, Lourival Andrade Júnior costuma dizer que tem uma vida em duas vertentes: a história e o teatro. Segundo ele, foi a paixão pelo teatro que o motivou a fazer o curso de história: “Fui fazer história para entender porque determinados autores escreviam em determinados momentos sobre determinados assuntos”. Mas, aos 45 anos – 17 deles dedicados a vida acadêmica – o professor admite que hoje sua maior paixão é pelo estudo da História.

Lourival Andrade Júnior


A questão da ética na Filosofia

Entrevista em 15 de agosto de 2011

Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), a professora Cinara Leite Nahra cursou mestrado em Filosfia na área de ética e filosofia política pela mesma instituição. Ainda leva no currículo um doutorado (P.h.D) na University of Essex (ING) e pós- doutorado pela University of Manchester na área de ética, política e políticas públicas.

Cinara Leite Nahra


Homenagem Post Mortem à professora Antônia Fernanda Jalles

Entrevista em 18 de julho de 2011

Foi com grande pesar que a ADURN recebeu a notícia do falecimento da professora Antônia Fernanda Jalles. Na manhã da última quarta-feira, 13 de julho, a professora foi vítima da queda da aeronave da NoAr Linhas Aéreas, logo após decolar do Aeroporto Internacional do Recife (PE). O Avião transportava 14 passageiros e 2 tripulantes e fazia a rota Recife - Mossoró (RN), com escala em Natal (RN). Infelizmente não houve sobreviventes.

Antônia Fernanda Jalles


Religião, Ciência e Sociedade

Entrevista em 11 de julho de 2011

Graduado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo, e em Letras pela Universidade Potiguar (UNP), Orivaldo Pimentel Lopes Júnior cursou mestrado em Teologia no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (RJ), e em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além disso, o professor cursou doutorado também em Ciências Sociais pela PUC, em São Paulo.

Orivaldo Pimentel Lopes Júnior


A Abrangência de um Experiente no Ramo da Fisioterapia

Entrevista em 05 de julho de 2011

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1987, o professor Gildásio Lucas de Lucena cursou mestrado em epidemiologia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) - no qual tratou da “prevalência de pé chato”, avaliando cerca de 500 jovens. No doutorado, cursado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em 2010, o professor produziu um artigo no qual avaliou 900 pessoas sobre a \"Síndrome de Osgood-Schlatter\" - doença que se dá nos ossos da tíbia devido ao esforço excessivo sobre o tendão patelar, comum em crianças e adolescentes - e que lhe rendeu uma publicação na revista científica \"American Journal of Sports Medicine\".

Gildásio Lucas de Lucena


Fisioterapia e Esporte

Entrevista em 28 de junho de 2011

Aluno laureado do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Wober Herickson de Brito Vieira graduou-se em 2001 e no ano seguinte se aprimorou em ‘Ortopedia’ através do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Universidade de São Paulo – IOT/USP. Na Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR, Wober Brito cursou mestrado (2004) e doutorado (2008) em ‘Fisioterapia’, e especialização (2005) em ‘Fisiologia do exercício’.

Wober Herickson de Brito Vieira


Dedicação ao desenvolvimento Científico da Fisioterapia

Entrevista em 23 de maio de 2011

Com pouco mais de dez anos de atividades acadêmicas no País, a área da Pós-Graduação em Fisioterapia e Reabilitação são os dois pilares do trabalho desenvolvido por Jamilson Simões Brasileiro à frente da Pós-Graduação em Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal da Paraíba (1992), Jamilson ingressou na UFRN em 1994, já voltado para área da Plasticidade do Músculo Esquelético.

Jamilson Simões Brasileiro


Unindo a Psicologia à Educação

Entrevista em 25 de abril de 2011

Dedicado à psicologia desde o início da sua carreira acadêmica, Herculano Ricardo Campos concluiu sua graduação em 1983 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde 15 anos depois finalizou seu mestrado em Educação – com foco no estudo sobre a ‘História da psicologia no Rio Grande do Norte’ – através do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) e passou a compor o quadro de docentes da Universidade. Ainda ligado ao PPGEd da UFRN, o docente alcançou, em 2001, o título de doutor ao defender sua tese voltada para a análise do “Trabalho infantil”.

Herculano Ricardo Campos


Economia e Desenvolvimento do RN

Entrevista em 19 de abril de 2011

Denilson da Silva Araújo é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (1993) e mestre em Economia Agrícola pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (1997), onde estudou a ‘Economia agrícola brasileira e internacional’. Na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp cursou seu doutorado (2009) em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente, com foco no ‘Desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte’.

Denilson da Silva Araújo


Cinema e Arquitetura sob um mesmo olhar

Entrevista em 21 de março de 2011

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (1986), Maria Helena Braga e Vaz da Costa cursou mestrado (1993) e doutorado (2001) em Mídia na University of Sussex – Inglaterra. Durante seu mestrado analisou os fatores que influenciaram a introdução da cor no cinema e para o desenvolvimento de sua tese de doutoramento pesquisou sobre a representação do espaço urbano no cinema.

Maria Helena Braga


Cartografia e Geografia: uma relação necessária

Entrevista em 14 de março de 2011

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (1977), Edilson Alves de Carvalho cursou seu mestrado (1984) e doutorado (1997) na mesma área, através da Universidade Estadual de São Paulo – UNESP, Campus Rio Claro. Enquanto mestrando, estudou a ‘Relação entre a cartografia e a geografia’ e, como pré-requisito para obter o título de doutor, desenvolveu sua tese acerca do tema ‘Cartografia dentro do aparelho ideológico do estado brasileiro’.

Edilson Alves de Carvalho


ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]