Arte Potiguar em Casa se despede do público ao som de Ana Paula Xavier

Publicado em 31 de agosto de 2020 às 01h45min

Tag(s): Apresentação Cultural



Após cinco meses no ar o projeto Arte Potiguar em Casa chega a sua última edição nesta quarta-feira, 02 de setembro. A cantora Ana Paula Xavier é a atração que encerra o ciclo de apresentações. O show pode ser acompanhado Ao Vivo, a partir das 17h, no canal do Youtube do ADURN-Sindicato.

Moradora de Natal e mãe duas meninas, Ana Paula acredita que sua relação com a música vem de outras vidas. Sua carreira teve início na igreja, aos 11 anos de idade, mas o caminho que seguiu profissionalmente foi guiado pelo Forró. "Sempre fui aquela que assistia novelas por causa das canções, que curtia grupinhos infantis pra tentar cantar igual aqueles artistas mirins e que endoidava quando a minha tia ouvia forró das antigas. Eu ficava ali ouvindo aquelas fitas e discos pra aprender cada uma delas, acho que é por isso que até hoje eu sou completamente apaixonada pelo tal do forró", explicou a cantora.

Aos 15 anos Ana Paula Xavier gravou um CD, fazendo participação na banda de um amigo. Logo depois teve a oportunidade de cantar quadrilha. Atualmente se apresenta na noite natalense. "Pensei muitas vezes em parar, mas sempre recebi o apoio dos meus pais e familiares, sempre ali me dizendo que eu seria capaz. Ainda não tenho trabalho autoral, mas sonho em ter, e quem sabe não será agora? Só não da pra parar não é mesmo?", afirmou Ana Paula em tom bem humorado.

Sobre o Arte Potiguar em Casa

Idealizado pela diretoria do Sindicato dos Docentes da UFRN, o Arte Potiguar em Casa trouxe para o público apresentações de música, dança, poesia e performances. Assim, além de incentivar as pessoas a se manterem dentro de casa, em isolamento social, de forma mais leve e divertida, o projeto estimulou a área cultural do Rio Grande do Norte, afetada pelo cancelamento de incontáveis eventos.

"Desde o início da pandemia de Covid-19 a diretoria do ADURN-Sindicato se comprometeu em promover ações que pudessem contribuir com o combate ao avanço da doença no país e o Arte Potiguar em Casa foi uma delas. Estamos concluindo essa ação com o sentimento de dever cumprido. Durante o período em que o projeto esteve no ar pudemos ajudar um conjunto de pessoas a suavizar o pesado cotidiano de lutas", afirmou o presidente do ADURN-Sindicato, Wellington Duarte.

Ao todo, 43 artistas se apresentaram nas lives promovidas inicialmente duas vezes por semana e em uma segunda fase, semanalmente, às quartas-feiras. Juntas, as transmissões realizadas no Facebook e no Youtube do sindicato somaram cerca de 15 mil visualizações. Durante a segunda fase do projeto os artistas ainda tiveram a oportunidade de falar para o público sobre suas carreiras em entrevistas realizadas sempre às terças-feiras, no Instagram do sindicato.

Passaram pelo Arte Potiguar em Casa: Rodrigo Lacaz, Rafael Barros, Gustavo Concentino, Halisson Rasta, Ana Tomaz, Ariane Salgado e Thiago Varella, Banda MobyDick, Forró Três é Bom Demais, Carlos Britto, Caio Padilha, Alan Persa, Deusa do Forró, Fernandinho Régis, Rafa Brito, Ana Celina, Dodora Cardoso, Gabriela Mendes, Léo Fernandes, Edja Alves, Thiago Medeiros, Dani Cruz, Felipe Nunes, Cláudia e Felipe Borges, Didé Rodrigues, Rodrigo Bico, Clara Pinheiro, Ananda Krishna e Pedrinho Mendes.

"O encerramento do Arte Potiguar em Casa representa o fechamento de um ciclo para o início de outro. Estamos trabalhando em um novo projeto que deve ser lançado nas próximas semanas em parceria com a Cooperativa Cultural Universitária. Desta vez o foco será o incentivo a leitura e o fomento ao mercado de livros, um dos setores mais afetados pela pandemia", concluiu Wellington.

 

 

 

ADURN Sindicato
84 3211 9236 [email protected]